(19) 2105-3366

comercial@quimpil.com.br

Técnicas de Lixamento Nº 2

Técnicas de Lixamento Nº 2

12.jun.2018 Por: Quimpil

As formas de trabalhar a madeira

Preparar a peça de madeira para o emasseamento, tingimento e envernizamento exige do marceneiro alguns cuidados especiais. Todo detalhe é importante para deixar o móvel com melhor aspecto e pronto para receber as etapas seguintes do processo industrial ou artesanal.

Regra básica para iniciar o lixamento

Faça os movimentos sempre no sentido do veio da madeira, para não provocar ranhuras na superfície. Existem algumas maneiras de se fazer o serviço, que vão desde o modo manual até o uso de máquinas especializadas.

No lixamento manual, com auxílio de um suporte (taco ou pedaço de madeira), outros cuidados devem ser observados em superfícies que já receberam fundos, seladores (nitro/poliuretano) ou verniz. Caso se formem gruminhos (rolinhos) na lixa, é sinal de que o fundo ainda não está totalmente seco. Se aparecer apenas pó branco, pode-se dar seqüência ao trabalho.
Procure também respeitar o tempo de secagem indicado pelo fabricante do produto. Nunca utilize água, que não é recomendada neste tipo de serviço. A mesma dica vale para as lixas, que devem ser trocadas quando desgastadas e sempre armazenadas em locais sem muita umidade.

No manuseio de madeiras verdes, poderá haver maior consumo de lixa. O acabamento final, nesses casos, também está sujeito a imperfeições, causadas pela umidade da madeira em contato com os produtos de acabamento.

OBS: Qualquer que seja o sistema adotado, atenção para o lixamento de superfícies curvas, a fim de não deformar as peças. No caso de compensados, que normalmente são vendidos lixados, procure saber do fabricante qual a lixa previamente usada.

Buscar no site
Posts Recentes
Social