(19) 2105-3366

comercial@quimpil.com.br

Técnicas de lixamento Nº 1

Técnicas de lixamento Nº 1

12.jun.2018 Por: Quimpil

Melhor acabamento para madeira

Todo fabricante de móveis quer que seu produto tenha uma boa qualidade de pintura. Todo pintor quer que seu trabalho seja reconhecido, por isso, procura sempre aplicar produtos de envernizamento e pintura de boa qualidade. O primeiro passo para se obter uma boa pintura ou envernizamento da madeira é o lixamento. Às vezes deixado de lado, outras vezes feito de forma errada, esta atividade é um dos pontos importantes para se obter uma pintura ou envernizamento perfeito.

Finalidade do lixamento:
Como já mencionamos, o lixamento influi diretamente no resultado final do móvel ou objeto. Se não for feito adequadamente, com certeza o acabamento não ficará conforme o esperado. O objetivo do lixamento é eliminar as marcas de serra e plaina, nivelar e alisar a superfície, permitindo uma perfeita aderência do fundo ou verniz a ser aplicado. Observe qual o tipo de lixa mais apropriada, verificando o tipo de madeira, o tipo de peça (maciça ou folheada) e o equipamento que será utilizado para lixar.

Que lixa utilizar:
Utilize as lixas mais grossas, depois as médias e, por fim, as finas, para obter um bom acabamento. A primeira lixa deve ser a mais adequada para o tipo de madeira, tipo de peça e equipamento que se utiliza para lixar. As lixas devem ser progressivas e nunca ultrapassarem 50% em relação à abrasividade da lixa anterior.

Exemplo:
1ª lixa = 100
2ª lixa = 150
3ª lixa = 200
4ª lixa = 280 / 320 e assim por diante.

Este procedimento é muito importante, pois elimina os riscos causados pelas lixas de maior abrasividade, que só aparecem quando os seladores ou vernizes são aplicados, tornando estes defeitos mais evidentes e prejudicando o aspecto do móvel.

Como efetuar o lixamento da madeira:
Trabalhe sempre no sentido do veio da madeira para não provocar ranhuras na superfície. Existem várias maneiras de se efetuar o lixamento da madeira, dentre as quais, a manual, com lixa de fita ou uma lixadeira de banda larga.
Em qualquer um dos sistemas, tome cuidado ao lixar superfícies curvas, para não deformar a peça. Pode-se retirar a poeira da lixa, mas não há como evitar o seu desgaste. Troque de lixa sempre que a mesma estiver desgastada.

Lixamento dos fundos (seladoras/primers)
Os fundos ou seladores devem estar bem secos para serem lixados. Faça um pequeno teste de lixamento. Caso formem-se gruminhos (rolinhos) na lixa, o fundo não está seco; se na lixa ficou apenas o pó branco, já está suficientemente seco. Para as seladoras nitro, use sempre uma lixa fina e progressiva.

Por exemplo:
Se na madeira foi usada como última lixa uma de grana 180, na seladora, continue o lixamento com uma lixa de grana 280, depois uma de grana 320 e finalize com uma de grana 400 ou até 600.
Nos fundos poliuretanos o procedimento é o mesmo utilizado ao lixar a seladora ou fundo nitro. Para iniciar o lixamento deve-se respeitar o tempo de secagem indicado pelo fabricante do produto. Não efetue lixamento com água, pois não é indicado para esta finalidade. O lixamento deve ser feito a seco.

Buscar no site
Posts Recentes
Social